segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Grupo de usuários da Policlínica do Largo da Batalha aprende sobre arboviroses





Usuários da Policlínica Regional do Largo da Batalha, integrantes do grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos), aprenderam um pouco mais sobre arboviroses na palestra promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na última segunda-feira (07/11).

O objetivo da ação educativa em saúde foi informar, discutir e esclarecer sobre o que são arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (em especial, dengue, zika e chikungunya), os riscos envolvidos, prevenção e tratamento. A agente Patrícia de Oliveira (IEC) falou sobre as três doenças, características do inseto, dados atuais sobre a situação da microcefalia no país, e principais medidas de prevenção e combate ao vetor.

A atividade desenvolveu-se por meio de diálogo interativo, demonstração em maquetes e distribuição de informativos.   Uma equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), falou sobre a utilização de uma bactéria chamada Wolbachia – que existe naturalmente em mais de 60% dos insetos –, para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti. 

O púbico demonstrou considerável interesse pelo tema e apoio ao projeto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.