terça-feira, 28 de março de 2017

CCZ e Fiocruz promovem ação educativa na Santo Antônio Transportes





Com o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses – em especial, dengue, zika e chikungunya – e divulgar o projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveram na última semana (20 a 22/03) ação educativa conjunta na empresa Santo Antônio Transportes, bairro Sapê.

A atividade foi direcionada aos funcionários administrativos, advogados, jovens aprendizes e a equipe de manutenção.  Eles participaram de uma exposição teórica interativa, nos moldes de palestra, e assistiram apresentação de slide-show e vídeo.  Além disso, também conheceram larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti através das maquetes ilustrativas.

A equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) falou sobre as arboviroses e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.  Na oportunidade, prestou esclarecimentos educativos e preventivos sobre outra arbovirose de interesse em Saúde Pública, a febre amarela, em virtude dos recentes surtos da doença no país.

A equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’  informou a respeito dessa iniciativa internacional trazida ao país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoiada pelo Ministério da Saúde, já implantada em Niterói, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.  O grupo também demonstrou os equipamentos utilizados  –  como o Dispositivo de Liberação de Ovos (DLO) e a armadilha sentinela BG  –  e enfatizou  a importância da adesão  dos moradores ao projeto.

Para a palestrante do IEC, Patrícia de Oliveira, a ação gerou resultados positivos:  “A receptividade foi bastante satisfatória.  Houve muitas dúvidas quanto à vacina da febre amarela, formas de transmissão e sintomas da doença. Os participantes apoiaram e demonstraram total apoio ao projeto”, avaliou.

Equipe do IEC /CCZ:   Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira. 
Equipe da Fiocruz:  Renan Navarro Martins.






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.