quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sala de Espera aborda o tema guarda responsável de animais e a doença raiva na Policlínica do Largo da Batalha





Nesta terça-feira (25/09) o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou atividade de sala de espera abordando o tema guarda responsável de animais e a doença raiva para o grupo de hiperdia (hipertensão e diabetes) da Policlínica do Largo da Batalha.

A ação educativa em saúde teve o objetivo sensibilizar acerca das responsabilidades e cuidados que devem ter com seus cães e gatos para que evitem o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.
Por meio de bate-papo e distribuição de material informativo, os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira trataram de questões como: cuidados com cães e gatos; alimentação, higiene e espaço dos animais; condução e recolhimento de fezes em vias públicas; abandono;  a doença raiva; saúde e vacinação.  Na ocasião, também divulgaram a campanha de vacinação antirrábica animal do município, que este ano será no dia 29 de setembro.

“Foi muito gratificante o interesse e a participação de todos. O dia foi de comemoração dos aniversariantes do mês, mas, mesmo em festa, a assistente social Teresita, nossa parceira, reservou um tempo para a apresentação. Houve algumas dúvidas sobre o serviço de castração oferecido pelo CCZ e queixas sobre o fechamento do posto de atendimento de vacinação antirrábica animal da Igrejinha que funcionava durante as campanhas”, relatou Patrícia de Oliveira.


Raiva

A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença infecciosa aguda que leva à morte.  Causada por um vírus, é caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos.

O agente infeccioso é o vírus da raiva, da família Rhabdoviridae e pertencente ao gênero dos Lissavirus.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, sendo seu prognóstico fatal em praticamente todos os casos.

O cientista Louis Pasteur conseguiu isolar o vírus em 1881, inoculando coelhos por via intracerebral, e preparou a primeira vacina antirrábica em 1884.

Em Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses registrou quatro casos confirmados de raiva nos últimos anos, ambos em morcegos (2016 a julho/2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário