terça-feira, 30 de outubro de 2018

Educação em Saúde dá continuidade às ações educativas sobre arboviroses na Escola Dario Castelo





Dando continuidade às palestras educativas sobre arboviroses desenvolvidas nas últimas semanas na Escola Municipal Dario Castelo, em Itaipu, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), mais uma vez reuniu turmas do ensino fundamental para a ação nos dias 25 e 30/10.

O objetivo da ação educativa em saúde foi alertar os alunos acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses, estimulando atitudes preventivas e a multiplicação das informações na família. A atividade foi realizada pelos agentes Élcio Nascimento e Rita de Cássia Costa, que utilizaram a metodologia do bate papo interativo com apresentação de slide-show e vídeo.  

O conteúdo programático contemplou os seguintes temas: arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.

Segundo a equipe, as crianças participaram bastante, interagindo o tempo todo com os palestrantes.  As perguntas mais comuns versavam sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e a vacina contra a febre amarela.  Não faltaram também as historinhas por elas contadas, ou seja, seus relatos de vivências relacionadas ao tema. A atividade ocorreu de maneira satisfatória.







Nenhum comentário:

Postar um comentário