sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

CCZ promove ações educativas para agentes comunitários da região de Pendotiba




Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família da região de Pendotiba receberam neste mês de dezembro ações educativas promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, as atividades desenvolveram-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show, nos moldes de palestra, e tiveram o objetivo principal de instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade. 

O tema Pombos Urbanos foi discutido nos módulos do PMF Abelardo Ramirez bairro Matapaca, em 11/12, e do PMF Sapê, em 17/12, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio. Teve como pauta os tópicos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.

Segundo relatos dos agentes do Sapê, a comunidade no entorno da unidade tem a prática de alimentar pombos e animais de rua, favorecendo a proliferação destes, além de ratos, e com as informações apresentadas será mais fácil sensibilizar os moradores quanto a esse hábito desacertado.  Já os agentes do Matapaca disseram que não sabiam da dimensão dos riscos que os pombos oferecem à Saúde Pública.


PMF Matapaca (11/12)


 PMF Sapê (17/12)


No PMF Sapê tratou-se também do assunto Pediculose (03/12), abordando os itens:  tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento. O propósito da atividade foi de informar a respeito dos cuidados básicos para prevenir e tratar possível infestação de piolhos. 

“Além de toda a informação apresentada, como prevenção e tratamento, percebemos que muitos moradores ainda utilizam venenos para o combate aos piolhos. Essa palestra esclareceu bastante os riscos que produtos como álcool e inseticidas podem provocar, especialmente graves acidentes em crianças”, esclareceu Patrícia de Oliveira.





Visando sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde familiar, nos módulos do PMF João Sampaio, bairro Maceió, em 12/12, e PMF do Matapaca, em 13/12, falou-se a respeito de higiene pessoal e ambiental, tendo como questões: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e saúde, cuidados com a água de consumo e alimentos, piolho e sarna.

As orientações reforçaram conhecimentos adquiridos e motivaram os ACS’s a trabalharem mais intensamente as práticas com alguns usuários da unidade.  No módulo do Maceió, a dentista Ana participou da palestra e contribuiu com informações valiosas sobre higiene bucal.


  PMF Maceió (12/12)



 PMF Matapaca (13/12)


Em 18/12 a equipe do IEC encerrou o ciclo de ações com o tema Arboviroses no PMF do Maceió. O objetivo foi alertar acerca dos perigos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.  Os palestrantes discorreram sobre o histórico e conceito das arboviroses, sintomas, comportamento do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais criadouros do inseto, distribuição de casos da doença no município, e métodos de controle do vetor de transmissão. 

Segundo Patrícia, com a proximidade do verão e consequente aumento de chuvas, a unidade já vem recebendo pessoas com suspeita de arboviroses. “Transmitimos algumas atualizações sobre a mutação do Aedes aegypti e reforçamos sobre as diversas maneiras de como podemos sensibilizar os moradores que ainda não mudaram seus hábitos quanto aos possíveis criadouros”, contou a palestrante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.