quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Projeto Gugu do Badu recebe ação educativa sobre arboviroses e roedores





Na manhã da última quinta-feira (17/01) integrantes do Projeto Gugu do Núcleo Badu receberam ação educativa em saúde sobre arboviroses e roedores promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

O objetivo foi sensibilizar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – e aos roedores urbanos (ratos e camundongos) – que disseminam, entre outras doenças, a leptospirose.

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu bate papo interativo com distribuição de panfletos na praça do bairro onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente. Abordou de modo sucinto os seguintes tópicos:  roedores – espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose, e prevenção; arboviroses – arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.

“O público, composto na sua maioria por senhoras, demonstrou considerável interesse no assunto. Algumas denunciaram casas com focos em suas comunidades. Ressaltei a importância de se manter o quintal limpo e organizado, contribuindo assim para evitar possível infestação de mosquitos e roedores. Na oportunidade, falei também sobre pombos e escorpiões. A professora e o coordenador do núcleo apoiaram a iniciativa”, destacou Patrícia.





Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social. (Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.