sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

CCZ realiza ação educativa sobre mosquitos e roedores no CCF Badu




O Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou nesta segunda-feira (14/01) ação educativa sobre mosquitos e roedores na Clínica Comunitária da Família do Badu.  

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu a atividade por meio de bate papo interativo, e abordou os seguintes tópicos:  arboviroses – sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, características do mosquito Aedes aegypti, principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor; roedores – espécies de roedores urbanos, problemas causados por ratos e camundongos, a leptospirose, e prevenção.

O objetivo foi alertar os integrantes do grupo de hiperdia, coordenado pela enfermeira Katia Trigueiro, acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e sensibilizá-los quanto à importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente domiciliar e de convívio. 

“Apresentei dicas de como manter casas e quintais livres de mosquitos e roedores nesse período de férias e muito calor. O grupo demonstrou interesse e apontou algumas dificuldades na comunidade Sitio de Ferro, como prática de alguns moradores de não oferecer um destino correto para o lixo e excesso de animais em condições precárias de higiene. Orientamos quanto à denúncia e auxílio do CCF”, relatou Patrícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.