quarta-feira, 15 de maio de 2019

CCZ realiza capacitação de professores da Creche Comunitária Eulina Félix




Professores da Creche Comunitária Eulina Félix, em Cantagalo, receberam capacitação sobre arboviroses (dengue, febre de chikungunya e zika) realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – na referida unidade educacional, no dia 25 de abril. 

O corpo docente aprofundou conhecimentos sobre arboviroses e seus sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características dos mosquitos transmissores, principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor comum (Aedes aegypti), o mosquito Aedes aegypti com bactéria Wolbachia liberados pelo projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ no município.

O objetivo da ação educativa em saúde foi atualizar informações e aprimorar conhecimentos que facilitem a multiplicação do saber aos alunos.  Para isso, a equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu a atividade tendo como metodologia o diálogo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show e distribuição de material informativo.

“A participação dos professores foi bastante ativa. Colocamos como sugestão a possibilidade dos professores multiplicarem as informações com os profissionais da limpeza e organização escolar para que a prática destes seja aprimorada e sirva de exemplo aos alunos. Orientamos sobre a importância do descarte correto de objetos que não tem mais utilidade e a manutenção diária e semanal para evitar qualquer chance da existência de criadouros”, relatou a palestrante Patrícia.

A atividade contou com a participação especial de professora da UFF, Sra. Cléo, que ofereceu  dica valiosa para confeccionarmos um mapa falante de possíveis criadouros da comunidade junto aos alunos.  Compareceram também ao evento o líder comunitário Sr. José Plácido e a presidente da Associação de Moradores Eulina Félix, Sra. Maria Félix Plácido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário