segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CCZ realiza palestra sobre esporotricose na Policlínica do Largo da Batalha




Com o objetivo de esclarecer os usuários sobre a doença e o tratamento, e também sensibilizá-los quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar, o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra na Policlínica Regional do Largo da Batalha no dia 21 de janeiro.

A esporotricose é conhecida como “a doença do jardineiro”, pois era comum em nesses profissionais, agricultores ou pessoas que tivessem contato com plantas e solo em ambientes naturais onde o fungo pudesse estar presente em materiais orgânicos.  É uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada. 

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram a ação educativa em saúde por meio de bate papo interativo, e abordando os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

“Tratamos a temática esclarecendo o conceito da doença e os locais de tratamento tanto para humanos quanto para animais. Destacamos a importância de manter quintais limpos e organizados, a boa higienização das mãos e os benefícios da castração de gatos.  O grupo demonstrou muito interesse no assunto.   As dúvidas foram sanadas”, disse Patrícia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.