sexta-feira, 23 de junho de 2023

CCZ orienta idosos do Projeto Niterói 60 UP do Largo do Marrão sobre como evitar a proliferação do caracol gigante africano

 


Nesta segunda-feira, 21 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Santa Rosa (Largo do Marrão) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste quarto encontro foi orientar os participantes sobre os perigos à saúde e as formas de combate e controle do caracol gigante africano (Achatina fulica), buscando desenvolver o espírito de cidadania sobre a importância da contribuição de todos para eliminar o molusco.

As palestrantes Adriana Heizer, Daniele Caviare, Leila Neves e Lílian Barcellos conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: origem e ciclo de vida do caracol gigante africano, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga. 

“As alunas perguntaram sobre a catação do caracol, então orientamos sobre os procedimentos, incluindo que é preciso tomar cuidado com os animais de estimação. Paralelo ao tema, houve algumas reclamações em relação a gatos de vizinhos e nós demos as instruções de como entrar em contato com o CCZ , enfatizamos que o órgão não realiza captura de animais e que o mais recomendado agora é evitar disponibilizar água e comida e jogar algum tipo de desinfetante para afastar o cheiro, além de não deixar ração ou outros alimentos por perto para que não facilite o trânsito desses gatos”, contou Daniele.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.