sexta-feira, 19 de abril de 2024

Biblioteca Lídice Fróes Rodrigues recebe ação educativa sobre arboviroses promovida pelo CCZ!


Nesta semana, dias 16 e 18/04, a Biblioteca Popular Lídice Fróes Rodrigues, em Jurujuba, foi palco de uma importante ação educativa sobre arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), teve como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito.

Em um estande educativo montado na biblioteca, os visitantes puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente ideal e inadequado para a proliferação do mosquito em residências. Além disso, foi possível ver de perto, em tamanho original, os ovos, as larvas, as pupas e o mosquito adulto, em recipientes adequadamente acondicionados (tubitos de vidro).

A equipe do IEC conduziu um bate-papo sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, disponibilizando material informativo para o público. Adriana Heizer, Leila Neves e Lílian Barcelos, integrantes da equipe, prestaram informações e orientações sobre as doenças, seus sintomas e medidas de prevenção.

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha participaram da iniciativa e ficaram encantados com o conhecimento sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. Ao final da atividade, alguns presentearam a equipe com desenhos temáticos.  Participantes do Projeto Grael também estiveram presentes no evento.

O evento reforçou a importância da participação da comunidade na prevenção das arboviroses, já que mais de 70% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em criadouros no ambiente domiciliar. Eliminar água parada, manter recipientes tampados e realizar limpezas regulares são medidas essenciais para evitar a proliferação do mosquito.

A iniciativa da Biblioteca Popular Lídice Fróes Rodrigues em parceria com o CCZ demonstra o compromisso com a saúde da comunidade e a importância da educação como ferramenta para prevenir doenças e promover o bem-estar social. A luta contra o mosquito Aedes aegypti exige a união de todos, e ações como essa contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.







Fonte do vídeo:  @bibpoplidicefroes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.