terça-feira, 7 de maio de 2024

Pais de alunos da Escola Municipal Sítio do Ipê participam de palestra sobre saúde ambiental e higiene pessoal

 


Pais de alunos da Escola Municipal Sítio do Ipê, no bairro Maria Paula, receberam palestra sobre saúde ambiental e higiene pessoal promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no sábado, dia 13 de abril, em atendimento ao convite da diretora adjunta Ana Cristina Santos. 

A diretora geral Dayse Moreira abriu o evento destacando a importância da parceria com o CCZ/IEC.  Ela mencionou que essa parceria tem sido fundamental para o sucesso das ações de saúde ambiental na escola.

A atividade teve como objetivo alertar os pais de alunos e responsáveis sobre os perigos à saúde causados pela dengue, zika e chikungunya, assim como provocar uma reflexão sobre o autocuidado e os cuidados com os filhos, promovendo melhoria na saúde física e mental das crianças, prevenindo, assim, diversas doenças.

Como metodologia, houve um bate-papo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show.  A agente Patrícia de Oliveira abordou os temas com a seguinte pauta: saúde ambiental e arboviroses, sintomas (dengue, zika e Chikungunya), as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor; conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento). 

A atividade foi bastante intimista, facilitando o esclarecimento de dúvidas. O tema arboviroses foi bem explorado. Como a escola fica próxima à divisa do município, foi questionada a falta da visita do agente de saúde, então foi necessário explicar sobre setorização e abrangência de territórios.

Os pais demonstraram interesse nas temáticas e se comprometeram a realizar uma vistoria em suas residências para eliminar a chance da presença de focos do Aedes aegypti.

No final, a palestrante apresentou as estratégias de prevenção à pediculose e os cuidados necessários com a higiene do corpo e das vestimentas para prevenir a escabiose.

A direção foi muito receptiva e organizou o espaço para a realização da atividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.