terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Resumo das principais ações educativas de novembro/2025

 

Dando continuidade ao Projeto Ligados em Saúde do CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti (Badu), no dia 04/11, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), abordou o tema “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. 

Os alunos se envolveram consideravelmente e demonstraram surpresa com as informações apresentadas pelas agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira, especialmente em relação ao risco da contaminação cruzada e à multiplicação rápida das bactérias em temperatura ambiente. 

Muitos confessaram desconhecer a importância da higienização de vegetais e frutas com solução de água e água sanitária, alguns ainda usavam vinagre.







O Centro de Controle de Zoonoses, por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, e representado pela agente Adriana Heizer, participou no dia 7 de novembro do encerramento do Programa Saúde na Escola no CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, junto aos profissionais do Módulo Médico de Família do Badu.

Alunos do 6⁰ ano do ensino fundamental, curiosos, demonstraram interesse em participar de todas as Ilhas de Conhecimento. O programa foi concluído com sucesso e professores relataram que essas atividades extracurriculares agregam muito conteúdo para os alunos.











No dia 10/11 o Centro de Controle de Zoonoses – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – realizou palestra sobre higiene pessoal na Escola Municipal Vera Lúcia Machado, bairro Badu, em atendimento à solicitação da professora Iraci Caputo.

As agentes Adriana Heizer, Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira iniciaram a atividade abordando os critérios para se ter uma completa higiene pessoal e beneficiar de uma boa saúde física e mental. Para reforçar o conhecimento e despertar nos alunos o pensamento sobre auto estima, foi aplicada a dinâmica do espelho, que teve o objetivo de provocar reflexões sobre auto imagem.

Os alunos participaram com alegria, mas alguns demonstraram dificuldade em reconhecer suas próprias qualidades. Por oportuno, reforçou-se o quanto hábitos diários de higiene favorecem a autoestima e a saúde física na prevenção de muitas doenças.











17 a 19/11/25 – Participação do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, no Projeto Fincando Raízes, Construindo Identidade, na Semana da Consciência Negra do CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, bairro Badu.  As agentes Adriana Heizer e Jorgete Melo realizaram informe educativo sobre saúde ambiental. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.