quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Agentes do CCZ participam de treinamento em chikungunya





Agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói participaram nesta terça-feira (27/01) de treinamento em Febre de Chikungunya no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), bairro Centro.  Promovida pelos setores de Controle Ambiental e IEC (Informação, Educação e Comunicação em Saúde) do CCZ, a ação educativa tem como objetivo fornecer subsídio informativo para o aperfeiçoamento profissional dos servidores.

A Febre de Chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus Chikungunya. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus,  infectadas pelo vírus CHIKV.  Os sintomas são parecidos com a dengue, porém as dores articulares são bem mais intensas.  O tratamento é sintomático e não existe vacina preventiva.  Surtos da doença têm ocorrido em vários países nos últimos anos, e no Brasil, até novembro do ano passado, mais de mil casos foram registrados pelo Ministério da Saúde.

Ministrada pelo chefe da Seção de Controle Ambiental, Cláudio Moreira, a atividade se desenvolveu de modo descontraído através de explanação temática e apresentação de slide-show, e pretende ocorrer para as próximas turmas nos dias 29/01, 03/02 e 05/02.



Saiba mais sobre a Febre de Chikungunya:










Fonte das Imagens:  Rita de Cássia Oliveira (IEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário