Agentes do CCZ visitaram 12.079 imóveis em 52 bairros do município.
Na semana passada, agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) estiveram em campo para fazer o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação começou no domingo (11/01) e foi até o sábado (17/01).
Foram vistoriados 12.079 imóveis nos 52 bairros do município – entre casas, prédios, terrenos baldios e outros espaços com possíveis focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Os agentes visitaram esses locais para inspecionar e identificar os criadouros e, ao encontrar, coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório. Durante essas visitas também foram reforçadas as ações educativas.
O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) é um importante instrumento de orientação para o controle da dengue, pois identifica as áreas prioritárias para medidas de prevenção e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito, visando à redução dos índices de infestação municipal. Com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009) são considerados satisfatórios os municípios que apresentam larvas do mosquito em menos de 1% dos imóveis pesquisados. São classificados como estado de alerta locais entre 1% e 3,99%. E acima de 3,99%, locais de risco.
Segundo o Serviço de Controle de Vetores do CCZ, este é o primeiro levantamento de 2015. Em 2014, o LIRAa constatou a presença do Aedes aegypti em 1.3% dos imóveis visitados em janeiro. O índice apurado em março foi de 1.2%. Os resultados de junho mostraram 1.5%; e os de outubro, 1%. O levantamento recente continua a apontar que a maioria dos focos do mosquito está nas residências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.