sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CCZ encerra treinamento em chikungunya





O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói encerrou nesta quinta-feira (05/02) o treinamento em chikungunya promovido aos seus agentes.  Iniciado em janeiro, todas as terças e quintas-feiras, no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), bairro Centro, a ação educativa contou com 258 participantes ao total das turmas. O objetivo foi fornecer subsídios informativos para o aperfeiçoamento profissional dos servidores.


Ministrada pelo chefe da Seção de Controle Ambiental, Cláudio Moreira, a atividade se desenvolveu de modo descontraído através de explanação temática e apresentação de slide-show e vídeos.  A abordagem incluiu, além da temática principal, a relação homem-meio ambiente, a água no mundo e no país hoje, e as formas atuais de controle do Aedes aegypti.  Moreira destacou a importância do envolvimento dos agentes nas opiniões e debates durante o evento: “A ação educativa teve como objetivo também provocar a reflexão dos participantes sobre questões ambientais amplas, e acredito que conseguimos isso.  Percebemos nas palavras e ideias apresentadas a vontade destes agentes em atender cada vez melhor à população, interferindo, assim, na qualidade de vida do cidadão niteroiense; em outras palavras, um comprometimento com o profissionalismo.  Fico satisfeito pelo nosso trabalho ter contribuído, de certa forma, nesse sentido.”

Segundo o agente Antônio Marcos de Oliveira Coelho, a partir do treinamento os agentes estão capacitados a transmitir a mensagem educativa e a auxiliar na expansão da conscientização coletiva pela busca da qualidade da saúde e do bem estar público: “Acredito que foi positivo e nos mostrou o outro lado de um mesmo inimigo já conhecido que precisávamos aprender.  Mais do que conhecer o novo vírus e a doença, proporcionou a integralização dos conceitos antigos frente aos acontecimentos recentes. Somos educadores, parceiros, e principalmente aliados da saúde pública no que diz respeito a educação coletiva e ao tratamento das ações de incentivo à mobilização da sociedade como um todo.”


Febre de Chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus Chikungunya. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, infectadas pelo vírus CHIKV.  Os sintomas são parecidos com a dengue, porém as dores articulares são bem mais intensas.  O tratamento é sintomático e não existe vacina preventiva.  Surtos da doença têm ocorrido em vários países nos últimos anos, e no Brasil, até novembro do ano passado, mais de mil casos foram registrados pelo Ministério da Saúde.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário