segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Niterói intensifica ações de combate à dengue e à leptospirose nos finais de semana




Dando continuidade às ações operacionais e educativas para o controle da dengue e da leptospirose em Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses – através do Serviço de Controle de Vetores – percorreu neste sábado (31/01) as comunidades do Carcarejo e Peixe Galo, bairro Jurujuba.   Mais de 30 agentes realizaram visitas domiciliares, inspeção de terrenos baldios e outros espaços, a fim de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), e verificar vestígios da presença de roedores nos locais. O objetivo é intensificar ainda mais as ações de controle e prevenção às doenças no município.

Infestações de mosquitos e roedores ocorrem durante todo o ano em algumas localidades, porém é sempre maior no verão em função da elevação da temperatura e da quantidade de chuvas – fatores que favorecem a eclosão mais rápida de ovos do Aedes aegypti e também a contaminação de pessoas pela bactéria Leptospira através das águas de enchentes.  

Outros locais trabalhados em janeiro:  Engenho do Mato, em 10/01,   Morro do Abacaxi (Cubango) em 17/01, e Morro do Cavalão (São Francisco) em 24/01.


Nenhum comentário:

Postar um comentário