quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Serviço de Captura de Porcos em Niterói




Porcos, quando domesticados, são adotados como animais de companhia ou criados para fim de abate.  Soltos nas ruas, no entanto, representam um grave problema de Saúde Pública e também de Segurança Pública.

Esses animais reviram lixos e se alimentam destes, defecam nas calçadas, sofrem maus tratos e transmitem inúmeras doenças (zoonoses).  São muito ágeis e, quando se sentem acuados, tornam-se extremamente agressivos.  Provocam muitos acidentes de trânsito, sendo vítimas de atropelamentos e/ou causadores de colisões, choques e capotagens.  Por estas razões, o recolhimento desses animais das vias públicas é de extrema importância e necessidade.

O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através da Seção de Controle da População Animal – realiza a remoção de porcos soltos em via pública e sem proprietário.  Os animais apreendidos são destinados ao curral de uma empresa conveniada com a prefeitura, onde ficam à disposição para resgate por um período de 10 (dez) dias.  Para efetuar o resgate, o proprietário necessita comprovar a propriedade e pagar multa e despesas referentes à permanência deles no local. Os que não são resgatados passam por uma bateria de exames, são vacinados, vermifugados, recebem cuidados veterinários e permanecem em quarentena até serem destinados para leilão.

O CCZ realizou em 2014 várias operações para captura de porcos, culminando na apreensão de 452 animais.  Em 2015 foram 35 porcos até o momento.

O serviço de remoção de porcos das vias públicas do município deve ser solicitado diretamente ao CCZ através do telefone (21) 99639-4251 (Sem Whatsapp). O atendimento é realizado com a maior rapidez possível, priorizando situações de maior risco.



Colaboração de texto e imagens (1 e 3):  Fábio Vilas Boas, chefe da Seção de Controle da População Animal do CCZ Niterói.



Nenhum comentário:

Postar um comentário