sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Outubro Rosa também para cães e gatos em Niterói




A Unidade de Controle da População Animal, do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói, está promovendo o “Outubro Rosa” de cães e gatos que estão sendo castrados este mês.  Ao final da cirurgia, os animais saem da unidade com uma fitinha rosa e seus proprietários recebem orientações dos profissionais veterinários.




O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama em mulheres e homens. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O que pouca gente sabe é que os animais também são vítimas deste tipo de câncer, que tem inclusive uma incidência considerada alta entre cães e gatos. Em ambos os casos, o diagnóstico é feito através de exames de rotina. Normalmente a doença aparece mais em cadelas e gatas não castradas devido à grande produção de hormônios no período da fertilização. Depois dos seis anos a chance aumenta, então é preciso cuidado redobrado.

Como medida preventiva a castração eletiva é muito eficiente e reduz em quase 100% as chances de incidência da doença se realizada no primeiro ano de vida.

A UCPA realiza castração gratuita de cães e gatos para moradores do município.  Este ano foram 697 cirurgias até o momento, sendo 307 somente em agosto e setembro.  A meta é aumentar este número para os próximos meses.  


Evento OUTUBRO ROSA, PET ROSA !!






Fontes:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - http://www.ufrpe.br/br
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/movimento-outubro-rosa.asp
Serviço de Controle da População Animal /Centro de Controle de Zoonoses de Niterói - Fábio Vilas Boas, chefe do SÇPOP.
Site Amor de Cão - http://www.amordecao.com.br

Um comentário: