terça-feira, 4 de abril de 2017

CCZ participa da Semana Saúde na Escola


O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – está participando da 6ª Semana Saúde na Escola (03 a 07 de abril), cujo tema deste ano é “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”,

A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.  O tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual das doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela no país. O objetivo é de mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes aegypti.

A equipe do IEC está desenvolvendo atividades educativas em saúde – que incluem pintura, confecção de cartazes, vídeos – para ensinar as crianças como prevenir a proliferação do mosquito.  As ações estão ocorrendo em diversas unidades de ensino e tem a seguinte programação:

  • CIEP 448 Rui Frazão Soares (Engenho do Mato) – 04/04
  • Escola Municipal Helena Antipoff (São Francisco) – 04/04
  • Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Luiza da Cunha Sampaio (São Francisco) – 05/04
  • Unidade Municipal de Educação Infantil Almir Garcia da Silva (Maceió) – 05/04
  • Unidade Municipal de Educação Infantil Olga Benário Prestes (Engenho do Mato) – 06/04
  • Núcleo Avançado de Educação Infantil Angela Fernandes (Cafubá) – 06/04
  • Unidade Municipal de Educação Infantil Odete Rosa da Mota (Itaipu) – 07/04
  • Colégio Estadual Fernando Magalhães (Jurujuba) – 07/04
  • Escola Municipal Honorina de Carvalho (Pendotiba) – 07/04
  • Escola Municipal Sítio do Ipê (Pendotiba) – 07/04



SAÚDE NA ESCOLA – Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 

“O ambiente escolar produz resultados, não só imediatos, mas para a vida toda, na medida em que trabalhamos na educação da criança que, quando conscientizada, consegue envolver toda a família”, explica Michele Lessa, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

O Programa tem como objetivo a integração e articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública. A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.  
(Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27979-semana-na-escola-mobiliza-alunos-no-combate-ao-aedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário