Na ultima quarta-feira (28/03), o grupo de idosos Renascer participou de palestra ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O encontro foi no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Badu.
A ação educativa em saúde teve como objetivo informar sobre os procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor.
Ministrada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a atividade desenvolveu-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show. Em pauta, foram abordados os seguintes temas: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos.
Durante a palestra as participantes relataram que desconheciam muitas práticas, principalmente a validade da esponja de limpeza de cozinha e seus meios corretos de higienização, e a importância de refrigerar os alimentos assim que estiverem prontos. Todas disseram que não tinham qualquer conhecimento sobre formas de contaminação cruzada.
Segundo Patrícia de Oliveira, o público ficou maravilhado com as informações recebidas. “Como muitas são avós, gostaram de saber a respeito de como o leite é perecível. Na oportunidade, reforçamos a importância do hábito de preparar o leite em pó na hora de servir – e não com antecedência, como é o costume de muitas mães, pois isso pode provocar cólicas e gases em seus filhos. Com a aproximação do inverno sugerimos a compra de álcool gel para higienização das mãos na rua e a prática de lavar as mãos nos momentos necessários”, destacou a palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.