segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Sábado de mutirão de combate ao Aedes aegypti no Engenho do Mato




Profissionais do Serviço de Controle de Vetores (SECOV), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizaram na manhã de sábado (09/02) mutirão no bairro Engenho do Mato em busca de focos e criadouros Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O mutirão teve o objetivo de intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo e mobilizar a população para o combate ao mosquito.

Os agentes percorreram as ruas, vistoriando casas e comércios, a procura de possíveis focos do inseto, aplicando larvicida e inseticida, quando necessário, e distribuindo material informativo.   Do total de imóveis (974), foram vistoriados 721, houve duas recusas aos serviços dos colaboradores e 251 propriedades estavam fechadas. Durante a ação, 19 residências também receberam tratamento contra roedores.

A iniciativa fez parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional de Itaipu para diminuir a proliferação do inseto na área.  O comitê envolve várias secretarias como a de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Obras, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas, unidades de saúde, entre outros.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário