quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Vigilância da Tungíase (Bicho do Pé) em Niterói





O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) vem intensificando ações de vigilância da Tungíase (Bicho do Pé) no município e, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) iniciou neste sábado (26/10) a coleta de areia em vários pontos da zona norte.

O objetivo é identificar a prevalência do parasita e os fatores associados que nortearão ações de controle específicos por parte do CCZ.

A escolha dos locais é baseada nas informações repassadas pelas unidades de saúde que atuam nas áreas, onde têm ocorrido inúmeros atendimentos de pessoas com a doença.

Profissionais do CCZ, junto com uma equipe de professores e estudantes da UFF, realizarão a coleta da areia e, após análise laboratorial, atuará com inseticida nos espaços onde forem positivos para ovos da pulga.















Tungíase

Tungíase é uma parasitose causada por fêmeas grávidas de uma espécie de pulga, Tunga penetrans, que habita o solo de zonas arenosas. A contaminação ocorre quando o paciente pisa neste solo sem proteção nos seus pés. A fêmea grávida penetra na pele humana com a sua cabeça e libera seus ovos para o exterior.




A maioria das lesões de tungíase aparece nos pés, e em alguns casos, nas mãos. Podem ser únicas ou, em algumas vezes, bastante numerosas, dependendo da infestação do solo. A lesão surge como uma pequena pápula marrom escura com um halo fino e claro ao seu redor. Pode causar dor ou coceira e ocorrer infecção secundária e até abscessos no local. 




O diagnóstico é geralmente clínico, ajudado pela história de contato do paciente com solos provavelmente contaminados. Deve ser feito o diagnóstico diferencial com verrugas virais, pois o tratamento é bem diferente nestas duas dermatoses.
O tratamento é a extração manual do parasito.  A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas. (https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/tungiase/35/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.