quarta-feira, 10 de setembro de 2025

🦟 Capacitação sobre Febre do Oropouche fortalece atuação dos ACSs em área de preservação ambiental

 


No dia 1º de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma capacitação sobre Febre do Oropouche no Módulo Médico de Família de Várzea das Moças, voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da região.

Durante o encontro, o agente Delcir Vieira apresentou os principais aspectos da doença, incluindo sua definição, vetores, sintomas, estratégias de manejo ambiental e os riscos específicos para gestantes. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais sobre uma arbovirose emergente, especialmente relevante em áreas com grande cobertura vegetal.

A participação dos ACSs foi destaque: demonstraram grande interesse, fizeram anotações detalhadas e trouxeram diversas dúvidas pertinentes. Considerando que Várzea das Moças é uma região de extensa preservação ambiental — incluindo o Parque Estadual da Serra da Tiririca — a escolha do tema se mostrou especialmente adequada para fortalecer a vigilância e a promoção da saúde local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.