quarta-feira, 10 de setembro de 2025

CCZ participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla, na Pestalozzi de Niterói.

 


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – participou nos dias 27 e 28/08 da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla, na Pestalozzi de Niterói, bairro Badu.  Este ano o tema foi Projeto de Vida: Uma Construção Permanente.

A programação do evento reúne atividades que visam conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, do respeito às diferenças e do combate ao preconceito e ao capacitismo.

O CCZ/ IEC foi responsável por abordar os temas Saúde Ambiental (27/08) e Pediculose e Higiene Pessoal (28/08) em palestras realizadas pelas agentes Adriana Heizer, Jorgete Mello e Patrícia de Oliveira, no auditório da instituição, para alunos do Centro de Convivência e da Reabilitação Intelectual, e para famílias dos alunos que são atendidos na Pestalozzi.

Os objetivos desses encontros foi oferecer orientações sobre como manter os espaços livres de vetores, com a aplicação do método da eliminação dos 4As (água, abrigo, alimento e acesso), e informar pais e responsáveis sobre os cuidados básicos para evitar a infestação do piolho em seus filhos.

Alunos, pais de alunos e funcionários demonstraram considerável interesse pelos temas.  A participação dos responsáveis foi intensa e muitas dúvidas foram esclarecidas. Para estimular o cuidado com a casa, as palestrantes sugeriram a eliminação dos objetos desnecessários por etapas para que seja possível fazer um detox e manter apenas o essencial, facilitando a manutenção e organização do ambiente. 

A equipe contou com o apoio total da coordenação da instituição e agradece à enfermeira Ticiane Rocha que, pelo segundo ano consecutivo, prestigia o trabalho do IEC e convida a participar desse valioso evento.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.