sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Reforço no combate à dengue, zika e chikungunya chega ao Boa Vista







Agentes de saúde farão mutirão no Morro. Ações contra o mosquito Aedes aegypti foram intensificadas em Niterói



O Morro do Boa Vista, em São Lourenço, região central de Niterói, receberá ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, neste sábado (28/1). Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer as ruas do bairro, vistoriando casas e comércios, buscando possíveis focos do inseto, aplicando larvicida, quando necessário, orientando a população e distribuindo material informativo. A ação conta com a parceria da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) na limpeza da área. 

No Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), sistema do Ministério da Saúde que mapeia os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, Niterói apresentou índice de 1,1%, o que significa que a cidade não está dentro das áreas de risco. Mesmo assim, desde o início do verão, as ações de combate à dengue, zika e chikungunya foram intensificadas na cidade.

“Estamos intensificando o trabalho de prevenção nesse verão e pedimos a ajuda da população nesse processo. É importante que todos colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água, se tornando um criadouro do mosquito da dengue. Contamos com a colaboração de todos os niteroienses”, explica o chefe do CCZ, Francisco de Farias Neto.

A intensificação da campanha de prevenção da dengue, zika e chikungunya é uma das metas do Plano de 100 dias, um programa que orienta o primeiro trimestre da gestão da Prefeitura com o objetivo de manter a saúde financeira e aplicar de maneira correta os recursos do Município. Só no começo deste ano já foram realizados mutirões de combate ao mosquito no Viradouro, Morro da União, Martins Torres, Vital Brazil, São Lourenço, Engenho do Mato e Serra Grande.  Além desses mutirões, são realizadas constantes visitas individuais pelo CCZ por todo município, onde os agentes identificam possíveis criadouros, aplicam larvicidas quando necessário, orientam a população no combate ao mosquito. Também estão sendo realizadas ações educativas e distribuição de material explicativo.



Fonte texto:  Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário