quinta-feira, 9 de março de 2017

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA



A principal ferramenta disponível contra a raiva é a vacinação anual de cães e gatos. Após anos com altos índices de cobertura vacinal, geralmente sendo vacinados mais de 80% dos animais, que é a meta a ser alcançada anualmente, os indicadores de vacinação começaram a decair a partir de 2010. O principal motivo para que isso acontecesse foram reações adversas à um lote da vacina que alguns animais apresentaram Brasil a fora naquele ano, levando-os à morte. Devemos ter em mente que se tratou de um fato isolado e que a vacina que vinha sendo usada foi substituída por outro tipo, que é considerado muito mais seguro. Desde então, no Brasil toda a cobertura vacinal vem ficando muito aquém do recomendado.

Em Niterói isso não é diferente, mas ainda assim em 2016 nossa cobertura vacinal (76,68% dos animais vacinados) foi superior à do Estado do Rio de Janeiro (40,67%) e à do Brasil (23,81%), ficando muito próximos de alcançarmos a nossa meta. Na tabela abaixo podemos verificar que houve um grande crescimento no número de animais vacinados em 2016 em relação aos anos anteriores. 

Sabendo que já foi detectada circulação do vírus da raiva entre animais silvestres do município e que, muitas vezes, tem havido desabastecimento de vacina e soro antirrábico humano por parte do Ministério da Saúde, se torna, portanto, fundamental que não baixemos a guarda e fiquemos atentos, mantendo sempre nossos cães e gatos vacinados contra a raiva.


RESULTADO DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL
PERÍODO 2012-2016
Niterói - RJ
ANO
CÃO
GATO
2012
30502
5841
2013
28049
5487
2014
30523
6582
2015*
2252
807
2016
37991
10300
    * No ano de 2015 não foi realizada campanha de vacinação tendo em vista o Ministério 
      da Saúde não ter fornecido vacina.


12 comentários:

  1. Muito bom! Já tem a data da próxima campanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ebert !
      Ainda não temos uma data marcada para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal deste ano. Assim que for definido, divulgaremos aqui no blog.

      Excluir
  2. Como vacinar fora da data de campanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elisangela !

      O Centro de Controle de Zoonoses realiza a vacinação antirrábica animal gratuita durante todo o ano, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, em seus postos fixos. Veja os endereços no link abaixo:

      http://cczniteroirj.blogspot.com.br/2016/06/postos-fixos-de-vacinacao-antirrabica.html

      Excluir
  3. Bom dia. Vi que se iniciou ontem (2/09) a vacinação anti-rábica na cidade do Rio. Vocês já têm a data de quando ocorrerá em Niterói? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia !
    A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2017 em Niterói será dia 07 de outubro.

    ResponderExcluir
  5. Não estava marcado para dia 29 de setembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cris !

      Não. Desde a definição da data para este ano, a campanha em Niterói sempre esteve marcada para o dia 07 de outubro.

      Excluir
  6. Bom dia pessoal, desculpem, sei que está em cima da hora. não estou achando a caderneta de vacinação de minha Filhota Pandora.
    como faço para vacina-la sem essa caderneta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Silvia Benevenute !

      Na campanha de vacinação antirrábica não há necessidade de apresentação da carteira de vacinação do animal.

      Mas se a Pandora não foi um dos 43.207 imunizados na campanha de 07 de outubro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém dois postos permanentes, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Torre Mirante no Parque Prefeito Ferraz, Campo de São Bento, em Icaraí (entrada pelo portão 1 da Rua Lopes Trovão, s/nº); ou no Parque Palmir Silva, no Horto do Barreto (Rua Dr. Luiz Palmier s/nº).

      http://cczniteroirj.blogspot.com.br/2017/10/vacinacao-contra-raiva-animal-continua.html

      Excluir