segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pais de alunos da Escola Adelino Magalhães recebem palestra sobre pediculose






Com o objetivo de sensibilizar pais e responsáveis sobre os cuidados básicos para prevenir e tratar possível infestação de piolhos em seus filhos, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestras sobre pediculose na Escola Municipal Adelino Magalhães, na Engenhoca.

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelas agentes Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro por meio de diálogo interativo com exibição de slide-show, e abordou tópicos como:  tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento.

O público participou ativamente, demonstrando considerável interesse no assunto e interagindo com os palestrantes em relatos, perguntas e questionamentos.  As dúvidas mais comuns versavam sobre ciclo de vida do piolho, tempo de eclosão das lêndeas, resistência do inseto sem hospedeiro, e eliminação de piolhos através de banho prolongado. 

Para a palestrante Maria Cristina, falar sobre esse tema com os pais dos alunos foi muito produtivo e satisfatório: “Tivemos a oportunidade de esclarecer alguns equívocos, como o uso de produtos tóxicos e inseticidas para tratamento contra os piolhos. Reforçamos para os responsáveis a importância de educarem seus filhos a não compartilharem objetos de uso pessoal”, avaliou.



A atividade ocorreu em 31 de maio nos dois primeiros turnos, somando, ao total, 90 pais.  No período da manhã contou com a participação da Dra. Flávia, da Unidade Básica da Engenhoca, contribuindo com informações e orientações sobre tratamento da pediculose.




Nenhum comentário:

Postar um comentário