segunda-feira, 19 de junho de 2017

CCZ participa de ações do Projeto Escola Sem Aedes





O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através da equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – participou das ações estratégicas referentes à primeira etapa do Projeto Escola Sem Aedes desenvolvido no Colégio Estadual  Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), em Pendotiba, em maio deste ano, à convite da coordenadora do projeto e professora de biologia nesta unidade de ensino, Elizabethe Romito, e das diretoras Sônia Couto e Elisabete

O “Escola Sem Aedes” é um projeto da Secretaria Estadual de Educação e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e orientar os estudantes e toda comunidade escolar, para ações de prevenção e combate ao mosquito do gênero Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, para que todos contribuam para a eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquito.  A proposta é que a ação protagonista dos estudantes, enquanto agentes multiplicadores na escola e na comunidade, seja capaz de fomentar a importância da responsabilidade individual e coletiva, como cidadãos colaborativos.

O CCZ /IEC atuou com palestras educativas sobre arboviroses – em especial, dengue, zika e chikungunya – nos turnos da manhã e noite, totalizando 09 apresentações e 478 participantes.  Para isso, desenvolveu, de modo interativo, explanação temática, apresentação de slide-show e filmes e distribuição de informativos.  O objetivo foi informar, discutir e esclarecer sobre o que são essas doenças, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento.
  
Alunos e professores receberam e trocaram informações sobre as três principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no momento (dengue, chikungunya e zika), características do mosquito, principais medidas de prevenção e combate ao vetor, e o uso da bactéria Wolbachia no controle do Aedes.  Na oportunidade, muitos solicitaram esclarecimentos sobre a febre amarela, outra importante arbovirose, devido ao recente surto no país.

Além das palestras educativas (primeira etapa), a equipe do IEC, formada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, participou de reuniões para traçar metodologias para o desenvolvimento do projeto e busca de parcerias (segunda etapa) na intenção de solucionar os problemas da escola relacionados direta ou indiretamente ao mosquito Aedes aegypti.






Nenhum comentário:

Postar um comentário