quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Colégio Estadual Leopoldo Fróes conclui ações do projeto ‘Escola Sem Aedes’





Ensino Fundamental e Médio, em parceria com o CCZ/IEC, realizaram o encerramento do Projeto Escola Sem Aedes, iniciado durante o 2º trimestre.

Para concluir os trabalhos desenvolvidos a partir do segundo trimestre de 2017 através do projeto ‘Escola Sem Aedes’, alunos do, no Largo da Batalha protagonizaram atividades temáticas internas no auditório da instituição no dia 17/10, contando com a presença do corpo docente e demais turmas.  O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – parceiro nesse projeto, também prestigiou o evento.

Durante a culminância, os alunos do ensino médio, orientados pela professora de biologia Marcia Sousa, realizaram palestras para os colegas do 6º ano do ensino fundamental e utilizaram a maquete do IEC como referência. Já os estudantes do ensino fundamental, representado pelo 6º ano, sob a supervisão do professor de ciências Eversong Moreira Barros, construíram cartazes e apresentaram paródias sobre o mosquito Aedes aegypti.  

O IEC atuou com estande onde os visitantes puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.  Além disso, a equipe composta pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira distribuiu material educativo, prestou orientações e reforçou informações sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), enfatizando a prevenção ao vetor.

“As apresentações foram bastante dinâmicas e o modo como eles abordaram um assunto tão sério foi muito criativo”, avaliou Patrícia de Oliveira. 

Para chegar à culminância do projeto ‘Escola Sem Aedes, os educandos participaram de algumas ações voltadas ao tema durante o ano, especialmente no segundo trimestre.  Nesta ocasião, o CCZ /IEC realizou palestras e integrou reuniões estratégicas na unidade de ensino.


Projeto ‘Escola Sem Aedes’

O “Escola Sem Aedes” é um projeto da Secretaria Estadual de Educação e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e orientar os estudantes e toda comunidade escolar, para ações de prevenção e combate ao mosquito do gênero Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, para que todos contribuam para a eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquito.  A proposta é que a ação protagonista dos estudantes, enquanto agentes multiplicadores na escola e na comunidade, seja capaz de fomentar a importância da responsabilidade individual e coletiva, como cidadãos colaborativos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário