segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Escolas participam de ações educativas durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti






Escolas de Educação Infantil de Niterói receberam na última semana ações educativas sobre combate ao mosquito Aedes aegypti promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

As atividades fizeram parte da Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para combate ao Aedes aegypti (23 a 27 de outubro), campanha do governo federal que visa a alertar a população sobre a importância de combater, ainda antes do verão, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O maior volume de chuvas do período facilita a reprodução do Aedes aegypti.

A equipe do IEC desenvolveu contação de história, bate-papo interativo com exibição de vídeos educativos e distribuição de revistinhas informativas.  O objetivo foi intensificar informações sobre os cuidados que os alunos devem ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, principalmente, incentivá-los a passar adiante os conhecimentos adquiridos.

Segundo o palestrante Élcio Nascimento, falar sobre o tema de maneira lúdica obteve resposta satisfatória.  “Tratamos a temática utilizando vídeo com desenho animado e bate papo interativo. A aceitação foi ótima. Muitas crianças contaram suas ‘vivências’ com o perigoso mosquito e relataram o que observam de errado nas atitudes dos adultos em relação à prevenção”.

Para Patrícia de Oliveira, a atividade foi um sucesso.  “Contamos com alunos, professores e coordenadoras motivados para entender a melhor maneira de evitar uma possível epidemia de arboviroses. Os alunos demonstraram muito interesse na história e participaram relatando o cotidiano com as práticas de prevenção ao Aedes dos seus pais e responsáveis. Ao final das palestras (contação de história e exibição de vídeos) os alunos confeccionaram cartazes sobre a prevenção ao Aedes junto aos professores para reforçar o conhecimento adquirido”.

Participaram desta mobilização em saúde as unidades de ensino: Núcleo Avançado de Educação Infantil Ângela Fernandes, em Cafubá (23/10); Escola Madre Ângela, em Badu (23 e 24/10); Unidade Municipal de Educação Infantil Aurea Trindade Pimentel, em Itaipu (24/10);  Unidade Municipal de Educação Infantil Odete Rosa da Mota, em Itaipu(25/10);  Unidade Municipal de Educação Infantil Dr. Paulo Cesar Pimentel, em Itaipu (26/10); Unidade Municipal de Educação Infantil Governador Eduardo Campos, em Maria Paula (26/10); Unidade Municipal de Educação Infantil Nina Rita Torres, em Piratininga (27/10).


Equipe do IEC:  Delcir Vieira, Élcio Nascimento, Patrícia de Oliveira e Rita de Cássia Costa


UMEI ÁUREA PIMENTEL






UMEI ODETE ROSA





UMEI PAULO PIMENTEL






UMEI NINA TORRES





ESCOLA MADRE ÂNGELA






UMEI EDUARDO CAMPOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário