segunda-feira, 26 de março de 2018

Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti mobiliza a comunidade do Buraco do Boi





Com o objetivo de intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo e mobilizar a população para o combate ao Aedes aegypti, na última semana (20 a 23 de março), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participou de ações conjuntas na comunidade do Buraco do Boi, no Barreto, orientando a população e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Agentes do Serviço de Controle de Vetores percorreram as ruas da localidade, vistoriando casas e comércios, buscando possíveis focos do inseto, aplicando larvicida, quando necessário, e distribuindo material informativo.  Na ação operacional os profissionais também fizeram aplicação de inseticida com uso de carro fumacê e de equipamento específico intradomiciliar para eliminar mosquitos adultos.  Ao total, foram 122 imóveis vistoriados. O serviço terá continuidade no período de 26 a 28/03.






Além do CCZ, a atividade de mobilização contou com a CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), o Programa Médico de Família, a Administração Regional do Barreto e a Associação de Moradores.






A iniciativa fez parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional Norte para diminuir a proliferação do inseto na área.  O comitê envolve várias secretarias como a de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Obras, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas, unidades de saúde, entre outros.  Em reunião na segunda-feira, dia 19/03, na Policlínica Doutor João Vizella, seus integrantes discutiram propostas e definiram os procedimentos do mutirão.





Segundo o CCZ, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, com as recentes chuvas, a atenção tem que ser redobrada, porque esses índices costumam subir. 

Além da atenção com as chuvas, o cuidado deve ser redobrado nas caixas d'água. É essencial que ela esteja tampada ou com tela mosquiteira. Ao identificar larvas do mosquito, a equipe aplica o larvicida e recomenda a limpeza do fundo com vassoura, para eliminação de possíveis ovos do mosquito grudados na parede.

Pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros, devem ser limpos e escovados pelo menos uma vez por semana; assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promovem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ na prevenção e combate aos focos do mosquito, nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário