sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CCZ fala sobre caracol africano no PMF Cantagalo




Nesta segunda-feira (05/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra no Programa Médico de Família Eva Ramos, em Cantagalo.

O objetivo foi informar os agentes comunitários de saúde sobre os perigos do caracol gigante africano (Achatina fulica) e instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade. 

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

Segundo a palestrante Patrícia de Oliveira, os agentes demonstraram surpresa com as informações transmitidas: “A atividade foi muito interessante. Apesar de na comunidade assistida pelo PMF ser comum encontrar esse molusco, os participantes desconheciam detalhes a respeito da biologia do caracol e o método mecânico de combate”, avaliou.


2 comentários:

  1. como é o método mecânico de combate? estou com uma infestação mediana em um imovel meu em piratininga e preciso de auxilio. tenho feito reolhimento periodico e queimado os animais, mas gostaria de conhecer um método mais eficiente. por favor, meu e-mail é paulorpsouza@ hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      O método mecânico mais eficiente de combate ao caracol gigante africano é a incineração.
      Mais informações, favor entre em contato com o Laboratório de Zoonoses, setor responsável pela identificação de espécies e orientações, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. Telefone: 2613-3246

      Excluir