segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CCZ realiza workshop de atualização e qualificação em entomologia




Na semana de 05 a 09 de novembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do seu Laboratório de Zoonoses (LABZO) – realizou o workshop ‘Atualização e Qualificação em Entomologia para Servidores do CCZ de Niterói’ no auditório da Defesa Civil do município, no Centro.

Ministrada agente de endemias e biólogo Devylson da Costa Campos, do LABZO, a atividade teve como objetivo, além de mostrar a importância do trabalho dos agentes de combate às endemias e agentes de controle de zoonoses, servir de importante ferramenta para aguçar a qualidade do servidor.

“É a quarta parte do Projeto de Atualização e Qualificação em Entomologia para Servidores do CCZ de Niterói, que começou em outubro com palestra para gestores, servidores, profissionais de análise do laboratório de entomologia e malacologia e equipes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), e agora chega aos agentes de campo do Serviço de Controle de Vetores (SECOV) que trabalham coletando material biológico (larvas e pupas) para identificação e confecção do LIRAa [Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti]”, explica Devylson.

Cerca de 150 agentes participaram do evento, que teve também como propósito melhorar o diálogo entre os diversos setores internos e a qualidade de todos os servidores envolvidos, a fim de elevar o mais próximo possível da realidade os números do LIRAa e a qualidade do serviço fim.

O encontro apresentou conceitos fundamentais para a identificação de espécies de insetos – em especial o Aedes aegypti –, informações sobre seu comportamento, ciclo de vida e as doenças transmitidas por ela, e focou na padronização da coleta, confecção das fichas e envio desse material ao laboratório.

“Acredito que quanto mais os setores envolvidos souberem o que o outro setor faz e como seu trabalho influência o dos outros colegas servidores e o quanto são importantes nessa engrenagem, o serviço público nesta área da saúde só tende a melhorar”, avaliou o palestrante.

Para o coordenador operacional responsável pela região oceânica Reinaldo Mendonça, a iniciativa foi gratificante e reconheceu o trabalho dos servidores de campo. "Ele destacou que, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas no dia a dia, a qualidade das ações supera os problemas encontrados".

Na opinião do agente Marcos Antônio Soares Alvarenga, que atua no bairro de Itacoatiara, o encontro teve boas intenções: “Foi importante porque trouxe motivação de querer trabalhar bem para se ter um retorno positivo à sociedade.  Se ele [Devylson] conseguir tocar o projeto será de grande valia para a Saúde Pública no que se refere a endemias em nosso município”, ponderou.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário