segunda-feira, 11 de março de 2019

Educação em Saúde realiza sala de espera no PMF Cantagalo





Na última quinta-feira (07/03), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) - realizou atividade de sala de espera sobre o tema Arboviroses no Médico de Família Eva Ramos, em Cantagalo.

O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses e a importância da prevenção, destacando as doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliviera,  desenvolveu bate-papo interativo, informando e orientando as pessoas que aguardavam atendimento sobre quais medidas são necessárias para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (principal transmissor dos vírus causadores dessas arboviroses no país) no ambiente domiciliar e demais de convívio.  Os usuários dos serviços também receberam panfletos e revistinhas educativas.

“O grupo ficou bem à vontade para expor dúvidas, relatos e denúncias de vizinhos que não colaboram com o combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma senhora de aproximadamente 35 anos relatou que sofre com as sequelas da febre de chikungunya há mais de um ano. Aproveitamos esses exemplos e solicitamos cuidado maior na limpeza e organização semanal dos quintais das residências e orientamos sobre a possível epidemia de chikungunya, como apontam pesquisas recentes” descreveu Patrícia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário