quinta-feira, 26 de março de 2020

Niterói realiza trabalho de sanitização com a mesma tecnologia usada na China




Nesta semana, a Prefeitura de Niterói colocou em prática mais uma medida para conter o avanço do coronavírus na cidade. A mesma tecnologia de sanitização usada em cidades chinesas começou a ser aplicada em ruas do município. O trabalho de desinfecção de paradas de ônibus e bancos foi iniciado pelo bairro de Icaraí (23 e 24/03).

A decisão de iniciar a sanitização no bairro, conforme explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, deve-se ao fato de ser a região da cidade com o maior número de casos suspeitos de Covid-19 até o momento e também por ser o local com concentração mais elevada de moradores com idades a partir de 60 anos.

Já nesta quarta-feira (25/03) a Vila Ipiranga, no Fonseca, foi a primeira comunidade do país a receber a visita de agentes sanitários para a higienização das ruas e vielas contra o coronavírus. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin) escalou 40 profissionais para atuarem na ação em conjunto com a empresa contratada pela Prefeitura de Niterói.

Ao todo, foram 25 agentes de sanitização contratados pela Prefeitura de Niterói percorrendo as ruas e vielas da comunidade. Enquanto isso, a Clin teve 40 profissionais e dois caminhões-pipa com 8 mil litros cada um para espalhar a substância diluída em água pelas ruas da comunidade. 

Todo o trabalho de desinfecção utiliza a mesma tecnologia e produto que foram usados na China, o quaternário de amônia de 5ª geração. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado por até seis meses.

As equipes também atuarão nas quatro unidades da rede municipal de saúde que são referência para o atendimento dos casos de coronavírus: Hospital Carlos Tortelly, no Centro, Policlínica do Largo da Batalha, na região de Pendotiba, Unidade de Urgência Mário Monteiro, na Região Oceânica, e a Policlínica da Engenhoca, na Zona Norte.

Rodrigo Neves enfatizou que esta ação soma-se a várias outras que a Prefeitura já desenvolve na cidade como forma de conter o avanço do coronavírus.

“É importante ressaltar que essa ação já foi desenvolvida em países e cidades que enfrentaram a epidemia do coronavírus”, destaca o prefeito. “Com esta técnica, a desinfecção em ambientes externos tem durabilidade de três meses e, em ambientes internos, seis meses. Esta semana ainda vamos ampliar o efetivo de pessoas operando essas máquinas de sanitização e avaliaremos, dia após dia, conforme a evolução do ciclo da epidemia dentro da cidade. Acredito que vamos dar uma resposta importante com mais esta iniciativa”.


Fonte:  Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.