terça-feira, 3 de março de 2020

Educação em Saúde realiza palestra sobre esporotricose no PMF Maceió




Com o objetivo foi informar sobre a zoonose e instruir para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestra sobre esporotricose no Médico de Família do Maceió.  

A ação educativa em saúde ocorreu em 12 de fevereiro e teve como público participante agentes comunitários, enfermeiros e dentista. 

A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, expôs a temática por meio de bate papo interativo, e abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada. 

“A troca foi muito interessante, os participantes desconheciam o assunto e relataram que existem muitos gatos no entorno do módulo e em muitas casas que fazem parte da unidade. Segundo eles, o ambiente da maioria das casas favorece a infestação da doença tanto em animais como em humanos. Eles sugeriram um cartaz baseado no último slide da palestra para orientar os moradores quanto à prevenção e endereço do local de tratamento em animais e humanos. Reforçamos sobre os cuidados do uso de luvas e limpeza de quintais, eliminação de tralhas como madeiras e vegetação jogadas no chão”, contou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.