sexta-feira, 13 de março de 2020

UBS Santa Bárbara recebe ação educativa sobre arboviroses





Nesta semana (dias 09 e 12/03), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou atividade de sala de espera sobre o tema Arboviroses na Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara.

O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana – e a importância da prevenção.

A ação educativa em saúde foi desenvolvida por meio de bate papo interativo,  distribuição de panfletos e revistas passa tempo informativos e exposição de maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.

A equipe do IEC falou sobre mudanças de hábitos no cotidiano para prevenção das doenças, pois, como elas têm em comum o mesmo vetor, o Aedes aegypti, é preciso que a população reforce os cuidados para impedir o desenvolvimento de criadouros desse mosquito.

Os participantes eram pessoas que buscavam atendimento para algum serviço de saúde ou tinham consulta médica previamente agendada. A maioria recebeu o material informativo com interesse e aproveitou para ler e fazer as atividades da revista passa tempo.  Alguns relataram tomar todos os cuidados necessários em suas casas e permitir a entrada do agente de saúde. 

“Adultos e crianças – em especial, estas – demonstraram curiosidade em relação às maquetes. Aproveitamos o momento da aproximação espontânea para conversar brevemente sobre o assunto. Foi uma troca de informações bem bacana. Concluímos que participação do público foi satisfatória e dentro das expectativas”, disse o agente Hugo Costa.

Equipe do IEC: Antônio Pessoa, Hugo Costa, Rodolfo Teixeira, Rogério Tavares e Rosani Loureiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.