quinta-feira, 19 de março de 2015

Niterói realiza novo LIRAa para o controle da dengue e chikungunya.


Agentes do CCZ visitarão 8.190 imóveis em 52 bairros do município.







Nesta semana, agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) estão em campo para fazer o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).  A ação começou nesta segunda (16/03) e vai até a próxima sexta-feira (20/03).

Serão vistoriados 8.190 imóveis nos 52 bairros do município – entre casas, prédios, terrenos baldios e outros espaços com possíveis focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Os agentes visitam esses locais para inspecionar e identificar os criadouros e, ao encontrar, coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório. Durante essas visitas também estão sendo reforçadas as ações educativas.  

O Ministério da Saúde considera o LIRAa um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e chikungunya. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. A pesquisa proporciona informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle, permitindo a mobilização de outros setores, além das secretarias de saúde, como os serviços de limpeza urbana e abastecimento de água.

Com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009) são considerados satisfatórios os municípios que apresentam larvas do mosquito em menos de 1% dos imóveis pesquisados.  São classificados como estado de alerta locais entre 1% e 3,99%.  E acima de 3,99%, locais de risco.

De acordo com o Serviço de Controle de Vetores do CCZ, este é o segundo levantamento realizado em 2015.  Em janeiro o LIRAa constatou a presença do Aedes aegypti em 1.5% dos imóveis visitados. Os levantamentos continuam a apontar que a maioria dos focos do mosquito está nas residências.


Atualização (09/04/15):

O resultado apurado neste último LIRAa mostrou a presença do Aedes aegypti em 2,2% dos imóveis visitados.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.