terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CCZ realiza palestra sobre arboviroses para funcionários de empresa de engenharia





Com o objetivo de sensibilizar os funcionários sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti no ambiente de trabalho e domiciliar, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre arboviroses (dengue, chikungunya e zika) na empresa Oceaneering (Ilha da Conceição), uma fornecedora global de produtos e serviços de engenharia para a indústria de óleo e gás.  Oceaneering Brasil fornece serviços de intervenção submarina para a Petrobras desde 1979.

A atividade foi desenvolvida em 15/12, a convite da empresa, como parte do programa educativo promovido pelo setor de saúde do trabalhador, que ocorre todas as terças-feiras.




Por meio de explanação e exibição de slide-show, os agentes Hugo Costa e Jonas Queiróz buscaram alertar sobre os principais sintomas das três doenças, formas de tratamento e prevenção.  Segundo as orientações, é importante que se reforcem os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes e evitando o acúmulo de água parada no trabalho e em casa.

Os sessenta participantes interagiram ativamente, mostrando-se interessados na temática, apresentando dúvidas e questionamentos. Muitos se disseram preocupados com a possível relação da síndrome de Guillain-Barré com a doença zika; e alguns até assustados com o recente aumento do número de casos de microcefalia, que podem ter sido causados pelo zika vírus.  




A oportunidade de troca de informações e esclarecimentos foi bastante proveitosa.  Ao final, a plateia agradeceu a iniciativa e se propôs a pôr em prática os conhecimentos recebidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.