terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mutirão contra a dengue, zika e chikungunya




Durante a manhã deste sábado (19/12), a Fundação Municipal de Saúde de Niterói intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no bairro de Icaraí e nas comunidades do Preventório (Charitas), Bernardino (Fonseca) e Morro do Estado (Centro). 

Cerca de 30 agentes de endemias atuaram nas quatro entradas do Campo de São Bento, na praia de Icaraí e na esquina da Rua Presidente Backer com Gavião Peixoto. Os profissionais distribuíram material educativo, orientando a população e tirando dúvidas sobre o mosquito e as doenças por ele transmitidas. Um ponto de denúncia e reclamação foi montado dentro do Campo de São Bento.

A dona de casa Lia Martins, moradora do bairro, considerou a iniciativa importante.

“Precisamos ficar atentos aos focos do mosquito, essa orientação feita pela Prefeitura é muito boa para alertar e até acalmar os moradores”, disse.
Nas comunidades 25 agentes percorreram os imóveis da região combatendo focos do mosquito, orientando a população sobre formas de prevenção e distribuindo material educativo. Ao todo foram 235 casas vistoriadas.

O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Cláudio Vicente, falou do trabalho e lembrou a importância da participação da população no combate ao mosquito.

“Trabalhamos durante o ano todo e agora estamos intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em todo município. É importante que a população siga nossas recomendações de evitar focos dos mosquitos em suas residências”, declarou.


Campanha

Como forma de prevenir as doenças causadas pelo mosquito, o município está realizando a campanha Niterói Contra o Aedes aegypti. O trabalho é feito pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas, como a de Conservação e Serviços Públicos, Educação, Ciência e Tecnologia, Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN). 

Mutirões intersetoriais acontecem aos finais de semana em diferentes locais da cidade, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. 

Além disso, os trabalhos de rotina continuam sendo feitos.



Comunidade da Bernardino (Fonseca)

Parceria com profissionais do Médico de Família.








Praia de Icaraí







Campo de São Bento (Icaraí)






Fontes:
Texto:  Prefeitura de Niterói
Imagens:  Fernando Conceição (Bernardino), Glória Moreira (Praia de Icaraí) e Cláudio Pinto Vicente (Campo de São Bento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário