terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Unidade de Controle de População Animal comemora milésima castração de 2015





Na última quinta-feira (17/12) a Unidade de Controle de População Animal, do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói realizou a milésima castração animal deste ano.  E para comemorar a meta alcançada, promoveu uma grande festa para cães e gatos castrados na unidade e seus donos. 

O milésimo animal castrado foi uma cadela, chamada Estelinha, de 8 meses, que passou a morar na sede da SECONSER (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), no bairro Ponta D’Areia, há três meses.  Acolhida pelos funcionários, é tratada como mascote da secretaria.  Em homenagem ao marco da milésima castração, recebeu o codinome Milena.








A UCPA-Niterói iniciou o Projeto Castração em 2013, efetuando 446 cirurgias de esterilização de animais.  Em 2014 foram 809 ao total.

O projeto tem por objetivos educar a população sobre a guarda responsável de animais domésticos e controlar a superpopulação de cães e gatos no município.

O chefe da Seção de Controle da População Animal, do Centro de Controle de Zoonoses, e responsável pela organização e execução do projeto, Fábio Villas Boas, afirmou que a comemoração é significativa para todos: “É muito bom saber que chegamos tão longe. No início havia uma expectativa, mas com o passar do tempo, a demanda superou demais o previsto. O comprometimento e dedicação dos profissionais veterinários e agentes de controle de zoonoses envolvidos no programa nos fez acreditar que seria possível atender a um número considerável de animais mantendo a qualidade do serviço prestado.  Pretendemos muito mais para 2016.”

Na oportunidade, além de informações sobre guarda responsável de cães e gatos, foram intensificadas as orientações sobre prevenção contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya – através de estande educativo disposto pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).



A secretária executiva de governo, Maria Célia Vasconcellos, e o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói, Cláudio Pinto Vicente agradeceram o empenho e responsabilidade de todos os funcionários no cumprindo de suas atividades e homenagearam Fernando Conceição, chefe do Serviço de Controle de Vetores do CCZ, que se destacou ao longo do ano na tarefa de controle de mosquitos no município.






Agendamento da castração

A Fundação Municipal de Saúde oferece gratuitamente o serviço aos moradores de Niterói. As inscrições são abertas para os munícipes a cada dois meses.



Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com a UCPA /Centro de Castração para receber as informações. A partir daí, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. É importante ir ao local para fazer a marcação, pois o número de faltas chegava a quase 50%, atrasando todo o processo e prejudicando quem realmente queria castrar seu animal. Uma semana antes da cirurgia, os veterinários passam  todas as orientações sobre o pré-operatório do animal, assim como fazem no pós-operatório.

A UCPA fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. Telefone: (21) 2711-0113

Nenhum comentário:

Postar um comentário