sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Técnicos de enfermagem são capacitados sobre arboviroses





Técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde de Niterói participaram nesta semana (27 e 28/01) de uma capacitação sobre arboviroses – destacando-se as doenças dengue, febre de chikungunya e zika – no auditório do Núcleo de Ensino Permanente e Pesquisa (NEPP), Centro.  A iniciativa integra a campanha “Não Crie Mosquito em Casa”, lançada pela prefeitura na segunda semana do mês. 

Promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses, o treinamento teve como objetivo intensificar e aperfeiçoar conhecimentos, sobretudo à questão da zika, inédita no país, e aos recentes casos de microcefalia relacionados a esta doença.

Ministrada pelos profissionais Cláudio Moreira (Vigilância Ambiental) e Hugo Costa (Informação, Educação e Comunicação em Saúde), a atividade se desenvolveu através de explanação temática com apresentação de slide-show e filme, e contou com a participação de 70 técnicos dispostos em duas turmas.

A ação educativa consistiu na realização de duas palestras – a primeira sobre o mosquito e como ele age na propagação do vírus, e a segunda sobre arboviroses, destacando-se dengue, zika e a febre de chikungunya. Também foram discutidas a relação do zika vírus com a microcefalia, e os cuidados com as gestantes e a população em geral na prevenção da doença. 

Os técnicos aprenderam sobre o ciclo de reprodução do mosquito, hábitos, locais prováveis de proliferação, aprofundaram os conhecimentos sobre as três enfermidades transmitidas pelo mesmo vetor, puderam interagir e esclarecer dúvidas. As principais dúvidas apresentadas se referiram às similaridades e diferenças entre as três doenças, ação dos vírus no organismo humano, comportamento do Aedes aegypti e prevenção.

Para o palestrante Hugo Costa, a participação ativa do público foi bem satisfatória.  “Achei os técnicos bem participativos, envolvidos de fato nas palestras, interessados em esclarecer dúvidas que até então eu não sabia que tinham: quatro sorotipos de dengue, imunidade vitalícia para cada sorotipo. Considero importante que eles tenham conhecimento não apenas sobre o controle do Aedes aegypti, mas também sobre essas doenças que o próprio corpo médico tem tido dificuldade em diferenciar. Não tive a pretensão de falar mais profundamente sobre clínica médica, e sim apresentar uma visão geral do panorama sintomatológico da dengue, febre de chikungunya e zika, e com isso, formar um painel comparativo para que o profissional de enfermagem possa distingui-las.” 







A campanha

A campanha “Não Crie Mosquito em Casa” foi lançada dia 13 de janeiro pela Prefeitura de Niterói, uma grande ação que envolve várias secretarias e órgãos municipais.  As duas principais ferramentas são uma parceria com a Fiocruz, que terá Niterói como o foco de uma pesquisa que usa mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia, capaz de bloquear a transmissão do vírus da dengue no Aedes aegyti, e o lançamento do aplicativo “Sem Dengue”.

Através do novo aplicativo de celular, a população poderá tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e da febre de chikungunya. Como o Sem Dengue é georreferenciado, identificará automaticamente o endereço do local fotografado pelo cidadão. A denúncia do foco será enviada pela internet para a prefeitura e vai ajudar o trabalho dos agentes de controle de endemias. O aplicativo foi desenvolvido pelo Colab, rede colaborativa já utilizada pela prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário