terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Preventório recebe mutirão contra dengue

422 casas foram vistoriadas





Na manhã deste sábado, 23/01, cerca de 40 agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, percorreram a comunidade do Preventório, em Charitas, combatendo possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e orientando a população. 

No local, 422 casas foram vistoriadas, além de ruas e canteiros, durante a ação que faz parte da Campanha “Não Crie Mosquito em Casa”, lançada pela Prefeitura de Niterói.   

O morador Adenilson Santos considerou a iniciativa importante. “Eu tento fazer a minha parte e a comunidade tem que fazer o mesmo. Acho importante esse trabalho para prevenir o mosquito e orientar as pessoas”, disse. 

Os próximos locais serão Engenho do Mato e comunidade do Abacaxi. 




Campanha 

O trabalho é feito pela Secretaria de Saúde em parceria com outras pastas. 

As duas principais ferramentas são uma parceria com a Fiocruz, que terá Niterói como o foco de uma pesquisa que usa mosquitos infectados por uma bactéria que atua como uma vacina contra o Aedes, e o aplicativo “Sem Dengue”.  Através do app, a população pode tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito. 

A campanha tem, ainda, a distribuição de panfletos, cartazes, divulgação nas mídias sociais, uma página especial no Portal da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue) e mutirões intersetoriais que acontecem aos finais de semana em diferentes locais da cidade. 

Além do propósito na eliminação dos criadouros, a iniciativa informa a população sobre os sintomas das doenças. Em Niterói, as pessoas também podem denunciar possíveis focos de Aedes pelo Disque Dengue (2621-0100).


Fonte:  Prefeitura de Niterói
Fotos:  Cláudio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário