sábado, 23 de janeiro de 2016

CCZ conclui últimas turmas da capacitação em zika, dengue e chikungunya




O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói concluiu nesta semana (20 e 21/01) as últimas turmas da capacitação e atualização sobre arboviroses – destacando-se zika, dengue e febre de chikungunya – promovida aos seus agentes que atuam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus que causam essas doenças.  As primeiras turmas participaram nos dias 06 e 07 deste mês.

Voltada para a qualificação dos agentes, a iniciativa foi realizada no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), bairro Centro, e teve como objetivo intensificar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais em relação à sua área de atuação, sobretudo à questão da zika, inédita no país, e aos recentes casos de microcefalia relacionados a esta doença.

Ministrada pelos profissionais Hugo Costa e Jonas Queiróz – do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) –, a atividade se desenvolveu de modo descontraído através de explanação temática com apresentação de slide-show e filme, e contou com 250 participantes ao total das turmas.

Durante o treinamento foram abordadas as informações:  arbovírus e arboviroses; os vírus dengue, chikungunya e zika; vetores hospedeiros; sinais clínicos das doenças; distribuição dos vírus no Brasil e no mundo; zika e microcefalia; pesquisas e novidades.

Para o agente Joulber Luiz Gomes de Souza é importante repassar para a população conhecimentos confiáveis sobre as doenças:  “O encontro foi muito válido porque poucos colegas tinham conhecimento técnico-científico mais aprofundado sobre a zika.  Agora todos podem transmitir informações precisas e atualizadas.  A medida que forem surgindo novidades sobre o assunto, outras palestras deveriam acontecer.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.