terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CCZ promove ação educativa no Projeto Gugu do Badu





Na última quinta-feira (01/02) o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu ação educativa junto aos integrantes do Projeto Gugu do Núcleo Badu. O objetivo foi alertar acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses, especialmente as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana).

A equipe do IEC, representada por Patrícia de Oliveira, desenvolveu bate papo interativo e distribuição de panfletos na quadra de esportes do bairro onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente.  O enfoque principal foi medidas de prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, no entanto, informações sobre as doenças, características do Aedes aegypti e vacinação contra a febre amarela também estiveram em pauta.

“Contamos com o apoio do professor Henrique e do coordenador de núcleo Nazareno Beloclides. O eixo principal foi a prevenção ao Aedes aegypti, porém também falamos sobre a importância da vacina da febre amarela e informamos sobre as mudanças no protocolo para os idosos”, avaliou Patrícia.  






Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social. (Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php)


Nenhum comentário:

Postar um comentário