quarta-feira, 17 de julho de 2019

Esporotricose é tema de palestra na promovida pelo CCZ na Policlínica do Largo da Batalha




Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.  Com essa temática, o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra na Policlínica Regional do Largo da Batalha no dia 03 de julho. 

O objetivo foi esclarecer os usuários sobre a doença e o tratamento, e também sensibilizá-los quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar.

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo, e abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

“O grupo era formado, na sua maioria, por senhoras idosas que possuem gatos. Algumas relataram que suspeitam da doença em seis felinos, mas desconheciam dos riscos de transmissão e sintomas. Enfatizamos os cuidados que devem ser adotados no ambiente – como o uso de luvas descartáveis ao manipular jardins e a higienização de ambientes contaminados –, orientamos sobre a importância da castração e divulgamos o endereço municipal para o diagnóstico de animais com lesões suspeitas”, contou Patrícia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário