terça-feira, 9 de julho de 2019

PROJETO MELHOR AMIGO: parceria CCZ/UFF em prol dos cães de moradores em situação de rua de Niterói.





Com o objetivo de fazer um diagnóstico sanitário dos cães de moradores em situação de rua de Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizaram o Projeto Melhor Amigo na última sexta-feira (05/07).

O projeto abrange atividade de campo e laboratório com os cães de moradores em situação de rua de qualquer região do município, principalmente praias da Baía de Guanabara.  A equipe envolvida é composta por oito professores e 20 estudantes de medicina veterinária.

Na ação é feita a abordagem qualificada do morador: a equipe se apresenta, explica a atividade e o morador assina um termo de consentimento.  Então o cão é avaliado clinicamente, examinado (coleta de material para exames de sangue, leishmaniose, parasitoses), vermifugado e recebe vacina antirrábica (vacina fornecida pelo CCZ).  O grupo também realiza educação em saúde, com orientação e distribuição de folder educativo sobre cuidados com animais, elaborado exclusivamente para esse público-alvo, priorizando o uso de imagens.

O material coletado dos animais é levado para o laboratório da UFF, onde os próprios alunos e professores realizam a análise.  Os resultados dos exames são informados ao morador.

Nesta primeira etapa foram atendidos dez animais.  Segundo o professor Flávio Moutinho, a ação foi bem sucedida e estimulou a adesão de outros alunos.  A próxima atividade será dia 09/07.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.