quarta-feira, 26 de junho de 2019

CCZ participa de ação conjunta sobre esporotricose no Cantagalo




Na terça-feira da semana passada (18/06), agentes do Serviço de Controle de Vetores (SECOV), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participaram de uma ação conjunta sobre esporotricose no bairro do Cantagalo, região de Pendotiba.

Graduandos em medicina e docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) uniram-se aos agentes do CCZ e aos agentes comunitários de saúde do Médico de Família do Cantagalo para dar continuidade às ações de prevenção e controle da esporotricose, parceria da PMF/FMS com a UFF. Na atividade, durante visita domiciliar, foram feitas orientações aos moradores assistidos pelo PMF.  Os agentes de combate às endemias, Pierri Boçard da Veiga e Wanderley Duarte Canellas acompanharam o trabalho que, por coincidência, era na mesma área onde realizariam um serviço de desratização.

Antes da atividade de campo, todo o grupo participou, sem agendamento prévio, de uma reunião sobre estratégias de combate à pediculose na Creche Comunitária Eulina Félix marcada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, ambos da equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), também do CCZ, com a instituição e os agentes comunitários. Na oportunidade de troca de informações, os alunos e docentes relataram os casos de suspeitas de esporotricose no bairro e a carência de divulgação das unidades de tratamento, tanto animal como humano. O IEC sugeriu um treinamento mais intimista com os agentes comunitários, de endemias e de zoonoses para ajudar na orientação e divulgação da doença à população.

Saiba mais: 

Esporotricose

Vigilância da Esporotricose Animal em Niterói

ESPOROTRICOSE - vídeo da Fiocruz no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=Fl-V94rLFzw
















Nenhum comentário:

Postar um comentário