terça-feira, 25 de junho de 2019

CCZ realiza ação educativa sobre arboviroses e zoonoses para grupo de idosos




O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou, do dia 06 de junho, ação educativa sobre arboviroses, roedores e caracol gigante africano para o grupo de idosos Renascer, coordenado pela assistente social Maria das Graças Marins Rodrigues, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Badu. 

O objetivo foi sensibilizar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika –, aos roedores (ratos e camundongos) – que disseminam, entre outras doenças, a leptospirose – e ao caracol gigante africano (Achatina fulica), considerado praga no país.

Os agentes Delci Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram bate papo interativo com distribuição de panfletos, e abordaram de modo sucinto os seguintes tópicos:  roedores – espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose, e prevenção; arboviroses – arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor; caracol africano - origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

“Orientamos sobre métodos de prevenção contra o Aedes aegypti e o favorecimento dos 4 A’s [água, alimento, abrigo e acesso] nos quintais. Destacamos que é preciso descartar objetos sem utilidade e manter uma organização periódica evitando qualquer chance de acúmulo de água e lixo. O grupo participou entusiasmado e relatou que iria aplicar o método de descarte e organização do quintal”, contou Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário